qic2016


      Patrocínios

      Outros apoios

      Media-partners

      Apoio Institucional


Propõem-se três temas principais para o Encontro, cada um deles subdividido em subtemas, conforme se descreve em seguida:

TEMA A – QUALIDADE DO PATRIMÓNIO CONSTRUÍDO

A1 – Promoção da qualidade

A2 – Reabilitação das construções

A3 – Gestão patrimonial, exploração e manutenção

A4 – Riscos naturais e património construído

Este tema cobre o vasto domínio dos instrumentos de promoção da qualidade, desde os de carácter obrigatório aos de natureza voluntária, não esquecendo a questão fundamental da génese de uma cultura da qualidade pela via da capacitação institucional, científica e técnica, do ensino e da formação profissional (e.g., e-learning). A reabilitação das construções é uma temática relevante e incontornável da atualidade que constitui um enorme desafio para o meio técnico e as empresas nacionais. Devido à complexidade das obras, designadamente as de reabilitação, e à diversidade dos intervenientes, serão igualmente relevantes os aspetos ligados à gestão patrimonial, exploração e manutenção das construções. Incluem-se ainda neste tema as questões relacionadas com a mitigação do impacto das alterações climáticas no património construído e sua adaptação.


TEMA B – AMBIENTE, SOCIEDADE E ECONOMIA

B1 – Uso eficiente de recursos

B2 - Economia circular

B3 – Conforto e saúde

B4 – Internacionalização e cooperação

Este tema aborda a relação entre a construção, o ambiente e os utilizadores, procurando garantir, com o uso eficiente de recursos, condições satisfatórias de utilização das construções. A demolição seletiva, reciclagem e reutilização de resíduos da construção e demolição e a utilização informada e criteriosa de produtos reciclados ou reutilizáveis são aspetos primordiais para a sustentabilidade ambiental, integrados na designada economia circular. No caso particular dos edifícios, as questões relacionadas com o conforto e salubridade são condições essenciais para a saúde e o bem-estar dos seus utilizadores, especialmente quando o envelhecimento da população é um paradigma incontornável. Embora a internacionalização e a cooperação dos agentes do setor da construção seja uma matéria transversal ao Encontro, optou-se por a integrar neste Tema, por se considerar ter uma especial importância económica, não só para aqueles agentes mas também para o País.


TEMA C – INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO E NA REABILITAÇÃO

C1 – Instrumentos para a inovação

C2 – Gestão e tecnologias da informação

C3 – Produtos e tecnologias construtivas

C4 – Construção inteligente e sustentável

Este tema não esgota a questão da inovação, que naturalmente estará presente em todos os restantes temas, mas pretende suscitar a discussão de índole técnica ou técnico-económica sobre produtos e tecnologias inovadoras, quer no âmbito das TIC quer as aplicáveis aos materiais, produtos e sistemas construtivos. Nesta temática consideram-se como instrumentos para a inovação não só equipamentos, sistemas e instalações técnicas, mas também procedimentos de natureza financeira e de gestão inovadores, que procuram tornar as construções do futuro mais sustentáveis e de utilização mais eficiente.


NOVIDADES

Já está disponível o Programa detalhado

Já está disponível o Modelo para apresentações orais

Já está disponível o Programa do Seminário

Já está disponível o Programa preliminar

Inscrições com valor reduzido até final de outubro

Adiamento do prazo de entrega das comunicações